Autores

Para mais informações sobre o Nefi acesse: Portal de Filosofia e Educação.

 

BEATRIZ FABIANA OLARIETA

Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Ciencias de la Educación pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. Realizou mestrado (2008), doutorado (2014) e pós-doutorado (2014) na área de Educação na UERJ. Colabora com a coordenação do projeto de Filosofia com Crianças “Em Caxias, a filosofia en-caixa? Organizou junto a Walter Kohan o livro A escola pública aposta no pensamento (Belo Horizonte: Autêntica, 2012; trad. Esp.: Rosario: Homo Sapiens, 2013)

 

 

DANIEL GAIVOTA CONTAGE

Daniel Gaivota é formado pelo vento. Aprendeu a ler e escrever pelas janelas. Depois, por outras saídas, formou-se em Filosofia pela UFRJ e obteve o tìtulo de Mestre em Educação pela UERJ. É professor de escolas públicas do Rio de Janeiro há muitos anos. Além disso, borboleteia como pesquisador do NEFI, Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Mais importante que tudo isso, acredita na capacidade da escola de fazer com que as pessoas se apaixonem pelo mundo, e assim possam e desejem libertá-lo das estruturas que o imobilizam. É apaixonado por tangerinas, jabuticabas e pelo mar, e sempre tenta sonhar um pouquinho antes de ir dormir..

 

 

GIUSEPPE FERRARO

Giuseppe é responsável pela escola "Filosofia Fora dos Muros". Professor da Universidade Federico II de Napoli, ministrou cursos na Albert Ludwigs Universität em Freiburg, e no Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) da UERJ. Oferece cursos sobre a filosofia como uma ética de ligações e de educação e sentimentos em lugares de exceção, como prisões e escolas. É o criador da idéia educacional "crianças na filosofia". Outros livros em edições FILEMA: Il poeta e la filosofia (2007), Filosofia in carcere (2009) La filosofia spiegata ai bambini (2010), L’anima e la voce (2013); em edições CASTELVECCHI: Imparare ad amare (2015), Bambini in filosofia (2015), La Porta di Parmenide (2018).

 

 

MARIA JACINTA VARGAS NETTO

Maria Jacinta gosta de ser chamada de Maja é carioca e graduou-se em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou como diretora e produtora em cinema e televisão tendo dirigido premiados curtas-metragens. Atuou também como professora contratada no curso de graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu mestrado e doutorado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro sob a orientação, respectivamente, da Profa. Dra. Inês Barbosa de Oliveira e do Prof. Dr. Walter Omar Kohan. Maja é também a feliz mãe da pequena Maria Fernanda.

 

 

MARIA REILTA DANTAS CIRINO

Mestra em Educação/PPGED/UFRN. Doutora em Educação/ProPEd/UERJ e com etapa de pesquisa sanduíche CAPES, na Universidad de La Plata/ARG. Professora Adjunta III, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora do Curso de Filosofia e do Mestrado PROF-FILO/Campus Caicó/UERN. Líder do Grupo de Pesquisa Aprender e Ensinar na Educação Básica/UERN/Caicó/RN; membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação/UERN/Caicó/RN e do Núcleo de Filosofias e Infâncias/NEFI/UERJ/RJ. Desenvolve pesquisas em Educação com foco no ensino e na formação de professores. Aborda temas como: educação infantil, filosofia com crianças, propostas pedagógicas na educação infantil, formação de professores e ensino de filosofia.

 

 

MAXIMILIANO LIONEL DURÁN

Maximiliano é professor da Universidade de Buenos Aires, pesquisador do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ) e Bolsista de Pós-doutorado Nota 10 da Fudação de Amparo a Pesquisa Carlos Chagas do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É autor de Simón Rodríguez. Una filosofía de la radical novedad (Caracas: Ediciones del Solar, 2016).

 

 

PATRICIA RAQUEL REDONDO

Patricia es maestra y Pedagoga. Doctora en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, UNLP, Magister en Ciencias Sociales con orientación en Educación (FLACSO- Argentina), Profesora Adjunta Ordinaria de la Cátedra Fundamentos de la Educación, FaCHE- UNLP, Investigadora Principal de FLACSO-Argentina, Ex assessora pedagógica del canal Paka Paka (2009-2015). Especialista en temas de infancia, educación y pobreza, invitada por Universidades nacionales y extranjeras de Brasil, Colombia, España y Uruguay. Autora de libros: Encrucijadas entre Cuidar y Educar, Debates y experiencias, Homo Sapiens Ediciones, 2017; Inventar lo imposible. Experiencias pedagógicas entre dos orillas, La Crujía Ediciones, entre otros.

 

 

SARAH NERY

Doutora em Educação pelo Proped/UERJ e mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, Sarah Nery é formada em Jornalismo e técnica em Publicidade. Educadora na interface entre mídia e educação, atua em diferentes instituições e fora delas. Seu primeiro livro publicado chama-se “Tenho cara de pobre: Regina Casé e a periferia na TV” (Multifoco, 2012).

 

 

SIMONE BERLE

Simone é professora da Escola de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga e mestra em educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias e do Grupo de Estudos Poéticos: educação e linguagem.

 

 

VANISE DE CÁSSIA DE ARAÚJO DUTRA GOMES

Vanise é Pedagoga/Faculdade de Educação/UFF. Mestra em Educação/ProPEd/UERJ. Doutora em Educação/ ProPEd/UERJ. Professora do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental no Município de Duque de Caxias. Lotada na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias com exercício profissional na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha onde coordena o projeto “Em Caxias, a filosofia en-caixa?” Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias/ NEFI/UERJ/RJ. Desenvolve pesquisas em Educação com foco na escola pública. Aborda temas como: infância, filosofia com crianças, formação de professores, ensinar, aprender e alfabetização.

 

 

VINICIUS BERTONCINI VICENZI

Vinicius é Doutor em Filosofia pela Universidade do Porto/Portugal, com intercâmbio na Université Paris IV - Sorbonne (2016). É Mestre em Educação pela UERJ (2010). Seus interesses em Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia o colocaram em contato com diferentes contextos educacionais. Foi professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio (Regular e EJA) em Florianópolis, e em cursos de graduação (Filosofia e Pedagogia) da UFSC. Participou de projetos de extensão de filosofia com crianças. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Retórica, do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ) e do Aesthetics, Politics and Art Research Group- Universidade do Porto.

 

 

WALTER OMAR KOHAN

Walter Kohan é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ), do CNPq e da FAPERJ. É co-editor da revista childhood & philosophy. É autor, dentre outros livros, de: Filosofia para crianças (Lamparina, 2000); Infância. Entre educação e filosofia (Autêntica, 2003); O mestre inventor (Autêntica, 2013).

 

 

Sobre a loja

A Nefi Edições tem como objetivo principal divulgar as produções feitas a partir/com/no Nefi. Por isso todos os nossos livros podem ser baixados gratuitamente em PDF. Para aqueles que preferem o objeto livro, eles podem ser comprados por um preço justo.

Pague com
Selos
  • Site Seguro

Nefi Edições (responsável pelas vendas Juliana Teperino) - CPF: 128.464.377-85 © Todos os direitos reservados. 2019


Para continuar, informe seu e-mail

Formas de Envio 0.36 KB